8ª Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio
Regulamento
INSCREVA-SE

O QUE É?

A Olimpíada de  Informática para Alunos do Ensino Médio do Univem é uma competição promovida  pelos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação do UNIVEM voltada a alunos  do Ensino Médio e Técnico, por meio da qual serão verificados os conhecimentos  desses estudantes nas áreas de lógica computacional e programação de  computadores, premiando os alunos que obtiverem as melhores colocações. Para  participar da competição será oferecido aos participantes um treinamento para  capacitar os alunos nos conteúdos exigidos durante a competição.

PÚBLICO-ALVO

É uma  competição destinada aos estudantes de escolas de ensino médio e técnico da rede pública e privada.

OBJETIVOS

Divulgar os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação do Univem;

Reforçar a importância da área de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento  socioeconômico local e nacional;

Despertar  o interesse dos jovens pela área de Tecnologia da Informação com vistas ao aproveitamento  das oportunidades profissionais que o setor, em plena expansão, vem  apresentando nos últimos anos;

Proporcionar  novos desafios aos estudantes, contribuindo para o maior interesse no  aproveitamento das aulas das disciplinas de exatas do ensino médio;

Aproximar  a estrutura do Univem da rede de ensino médio e técnico, promovendo maior  integração entre docentes, pesquisadores e futuros alunos do ensino superior  brasileiro;

Identificar  os talentos e vocações para a área de Computação e Sistemas de Informação, de  forma a melhor instruí-los e encaminhá-los para as carreiras acadêmica,  científica e tecnológica.

ETAPAS

A Olimpíada de Informática para Estudantes do Ensino Médio do Univem ocorrerá em cinco etapas: inscrição, Escola de Férias de Programação, treinamento para a Olimpíada, “aquecimento“ e competição.

• Inscrições

As inscrições  podem ser feitas gratuitamente no período de 03 de junho a 13 de julho por alunos regularmente matriculados no ensino médio ou técnico pelo site: http://www.univem.edu.br/olimpiada2020

No ato da  inscrição o aluno deverá informar também os dados da sua escola. 

• Escola de Férias de Programação

O curso de programação para os alunos inscritos será no período de 13 a 31 de julho 

O curso será realizado na modalidade online sem custo para os participantes, ministrados por alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação.

Os participantes que obtiverem uma freqüência de pelo menos 75% de presença no curso receberão certificado de conclusão.

• Treinamento para a Olimpíada

O treinamento para os alunos inscritos será no período de 03 de agosto a 06 de agosto das 14h00 às 17h30.

O treinamento para a Olimpíada será realizado sem custo para os participantes, ministrados por alunos e professores dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação..

Os participantes que obtiverem uma freqüência de pelo menos 75% de presença no treinamento receberão certificado de conclusão.

• Aquecimento

No dia 07 de agosto das 14h00 às 17h00, os inscritos serão capacitados na utilização do software que utilizarão na competição.

A presença nesta fase é obrigatória, portanto, somente os participantes que realizarem o “aquecimento” poderão participar da próxima fase de competição.

Para participar do “aquecimento” o participante deverá entregar:

    - Cópia do comprovante de matrícula na escola de ensino médio ou técnico.

    - Cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento.

• Competição

No dia 08 de agosto às 08h00 acontece a competição com uma prova contendo questões de programação podendo o candidato escolher a linguagem com a qual deseja trabalhar, C, C++ e Python. A prova tem duração de 5 horas.

Para participar da competição é obrigatório que o inscrito tenha participado  do “aquecimento”, porém não é obrigatório que ele tenha participado do curso de programação e do treinamento.

A competição utilizará os mesmos moldes da Maratona de Programação da  Sociedade Brasileira de Computação (http://maratona.ime.usp.br).

Durante a prova, cada participante terá acesso a um computador pessoal, com capacidade adequada de processamento, sem acesso à  Internet, com um ambiente de programação e compiladores para as linguagens de  programação permitidas para submeter suas soluções.

A competição será disputada por times de até 2 alunos.

CLASSIFICAÇÃO

No início da competição cada competidor que recebe problemas de lógica que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pela Comissão Organizadora.

A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta  incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo.

O critério de classificação leva em consideração os participantes que  conseguirem resolver o maior número de problemas no menor tempo acumulado com  as penalidades.

No ato da inscrição os participantes aceitam os Termos deste Regulamento, ficando, desde já, cientes de que não caberá recurso sobre o resultado da classificação final.

PREMIAÇÃO

A  classificação será estabelecida por meio do rendimento na resolução dos  problemas de lógica, tendo então as seguintes regras de premiação:

  •  Os 20 melhores alunos do ensino médio e técnico classificados receberão um voucher para um Curso de Desenvolvedor Web;
  •  Os 20 melhores alunos do ensino médio e técnico classificados receberão medalhas e certificados;
  •  Os 20 melhores classificados do ensino médio e técnico classificados terão seus currículos indicados para as empresas associadas da ASSERTI Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (http://www.asserti.org.br), com vistas à participação em programas de estágios e no Programa Jovem Aprendiz;
  •  Bolsas CNPq de Pesquisa Tecnológica para Alunos do Ensino Médio.
  •  Os  premiados autorizam ao UNIVEM e à Asserti a utilização e divulgação de seus nomes, imagens e voz, de forma integral e gratuita, com vistas à publicação do resultado da Olimpíada em quaisquer meios de comunicação.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora é formada por professores dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação do Univem e por um representante da ASSERTI.

Cabe à Comissão Organizadora:

  •  Garantir a execução das etapas estabelecidas  neste regulamento;
  •  Manter o ambiente tecnológico para o treinamento  e competição;
  •  Preparar os problemas a serem utilizados na  competição;
  •  Manter os competidores informados acerca dos  desafios já realizados;
  •  Divulgar os resultados;
  •  Garantir o cumprimento do regulamento.

DATAS IMPORTANTES 

INSCRIÇÃO (1)
(INSCRIÇÃO GRATUITA)

03/06 A 13/07
(WWW.UNIVEM.EDU.BR/OLIMPIADA2020)

ESCOLA DE FÉRIAS DE PROGRAMAÇÃO (2)

13/07 a 31/07 -ONLINE

TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA DE PROGRAMAÇÃO (3)

03/08 A 06/08
PRESENCIAL OU ONLINE

AQUECIMENTO (4)

07/08
(DAS 14H ÀS 17H) - PRESENCIAL OU ONLINE

COMPETIÇÃO (5)

08 DE AGOSTO
(DAS 08H ÀS 13H) -PRESENCIAL OU ONLINE

PREMIAÇÃO

XIII SEMANA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO UNIVEM

 

 (1)  PODEM PARTICIPAR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO OU TÉCNICO DA REDE PÚBLICA OU PRIVADA

 

(2)  CURSO DE LÓGICA QUE SERÁ UTILIZADA NA COMPETIÇÃO (ATIVIDADE OBRIGATÓRIA  PARA ALUNOS QUE NÃO CONHECEM PROGRAMAÇÃO)

(3)  TREINAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NA COMPETIÇÃO (ATIVIDADE OBRIGATÓRIA PARA ALUNOS QUE AINDA  NÃO PARTICIPARAM DA COMPETIÇÃO)

(4)  ATIVIDADE OBRIGATÓRIA PARA PARTICIPAÇÃO NA COMPETIÇÃO

(5)  A COMPETIÇÃO SERÁ DISPUTADA POR TIMES DE ATÉ 2 ALUNOS

DIVULGAÇÃO E INFORMAÇÕES

O evento será divulgado nas escolas de Marília e região, com visitas e  distribuição de informativos impressos. Vai circular também nos jornais, rádios  e TVs e nas redes sociais, de forma a contar com grande público participante.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (14) 2105-0812, no site http://www.univem.edu.br/olimpiada2020 ou pelo e-mail compsi@univem.edu.br.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos não previstos no regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora do evento.

Os participantes, ao inscreverem-se na competição, concordam implicitamente com as regras estabelecidas.

A Comissão Organizadora terá sempre a última palavra sobre a interpretação deste regulamento.