As cartilhas desenvolvidas no Univem em parceria com o DAEM e CADES/Marília em agosto deste ano teve seu resultado de produção divulgado esta semana

No último dia 03 de dezembro foi realizada a apresentação das versões finais do desenvolvimento das cartilhas ambientais que vinham sendo desenvolvidas pelos alunos de Design Gráfico do Univem desde o mês de agosto deste ano, quando a Instituição juntamente com a coordenação do curso de Design firmou uma parceria com vinculo acadêmico com as empresas DAEM -  Departamento de Água e Esgoto de Marília e o CADES - Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Prefeitura Municipal de Marília.

A parceria foi intitulada de ‘Projeto Design’ e teve como objetivo o desenvolvimento de três modelos de cartilhas ambientais informativas para o público infantil, juvenil e adultos. Como explica o Professor Rogério Bertolini, responsável pelo desenvolvimento do projeto gráfico com os alunos. "O foco principal da produção das cartilhas foi demostrar, de forma explicativa, desde a captação de água, seu tratamento e distribuição até a chegada dela às torneiras das residências da cidade, bem como, seu tratamento após o uso e devolução limpa ao meio ambiente."

A produção dos materiais teve interação com diversas disciplinas do curso. A professora Sandra Regina responsável pela orientação e adequação da linguagem das cartilhas conforme os públicos-alvo, destacou que: ‘’Além de ser uma importante e relevante ação social, o projeto Cartilha Ambiental em parceria com o DAEM, desenvolvido pelos alunos do curso Design Gráfico, é o resultado da aplicação da teoria na prática e a comprovação de que o Univem cumpre o seu papel de agente ativo da educação na conscientização da comunidade em relação às questões sociais e ambientais. Este projeto foi realmente um trabalho maravilhoso, pois os alunos, ao produzirem as cartilhas para diferentes públicos, se empenharam em pesquisar e aprender para poderem ensinar. O resultado foi muito gratificante! ’’A apresentação das cartilhas foi on-line e os alunos puderam explicar aos representantes do CADES e do DAEM que estavam presentes, os conceitos e metodologias utilizadas para a criação das peças e para o desenvolvimento da produção gráfica de suas cartilhas. O resultado do trabalho surpreendeu os representantes pela qualidade e criatividade das cartilhas. O Presidente do Conselho Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de Marília que representou o CADES na apresentação, o Sr. Wilson Hakamada salientou: ‘’estamos tremendamente felizes em participar e ver as 10 cartilhas apresentadas com tamanha qualidade de informações. Vimos que tiveram preocupação em buscar informações mais atuais, cuidados em apresentar as mensagens de forma clara e objetiva para cada faixa etária, ilustrações criativas, inovadoras e fantásticas, onde o resultado dessas cartilhas só fosse um: surpreendente. Os resultados foram excepcionais, e estamos ansiosos para apresentá-los em nossas palestras e na Educação Ambiental de todo o município. Somos imensamente gratos por quão grande se tornaram esses belos trabalhos, e como presidente do CADES, espero que outras oportunidades como essa apareçam, agradeço ao DAEM,  UNIVEM, e aos professores Zamai e Roberta, por buscarem soluções para a preservação do nosso “meio ambiente”. ‘’

Após a apresentação dos materiais, os representantes terão a missão de escolher três cartilhas de dez que foram exibidas para distribuição a comunidade em março de 2022, mês da conscientização do consumo de água. A Supervisora do Tratamento de Água do DAEM a Srta. Denise Rodrigues ressaltou: ‘’ O objetivo do DAEM em participar deste projeto junto com o CADES e a UNIVEM era produzir uma cartilha para promover o uso racional da água na campanha da Semana da Água 2022. Na palestra sobre o Tratamento de Água que foi apresentada aos alunos em meados de agosto já tivemos a sensação que seríamos surpreendidos e, de fato, na última sexta-feira a apresentação dos 10 trabalhos elaborados pelos grupos nos deixaram maravilhados. A criatividade, a beleza nos detalhes e a clareza nas informações foram pontos destacados em cada trabalho, e a fala de um dos alunos marcou este projeto: “só de pesquisar e elaborar a cartilha todos nós do grupo começamos a economizar a água em casa”. Este é o processo de transformação que precisamos desenvolver em cada Mariliense que tiver acesso ao material desenvolvido por esta turma de alunos do UNIVEM.

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