A 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, apresenta grandes desafios para as organizações, especialmente, as indústrias

As tecnologias nunca avançaram tão rapidamente quanto no momento que vivemos agora. Cada dia que passa surge uma nova ferramenta, ou um novo equipamento que aumenta a eficiência de todos os tipos de empresas. Vivemos um momento chamado de 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, que apresenta grandes desafios para as organizações, especialmente, as indústrias.

A evolução das tecnologias tem impactado cada dia mais, e esses impactos não são percebidos apenas nas linhas de produção industriais, com novos equipamentos modernos e mais tecnológicos. Há uma revolução nos diferentes aspectos que estão relacionados à vida das pessoas e no dia a dia das empresas, chamada de Transformação Digital. Os impactos desta transformação podem ser visualizados em cinco categorias principais.

O primeiro são os clientes, que com as tecnologias podem estar mais próximos e conectados com as organizações. O segundo é a competição, que está mudando de forma rápida, pois, o modo como as empresas se relacionam não pode ser igual ao que era há algumas décadas. O terceiro são os dados, sendo necessário que as decisões empresariais sejam cada vez mais orientadas a dados. O quarto é a inovação, que precisa acontecer de forma mais veloz e eficiente para que as tradicionais empresas possam se manter atuais e competitivas. E o quinto aspecto é o valor, que passa por uma grande transformação, onde é necessário encontrar novos meios para gerar valor para as organizações.

A Transformação Digital exige que as organizações que nasceram em um contexto analógico, se adaptem e se tornem tão ágeis quanto as chamadas startups, tendo que inovar e utilizar o mundo digital em todos os aspectos da empresa. Os cinco aspectos apontados da transformação digital demonstram que esse processo não está apenas em tornar algo que era analógico em digital, mas sim em uma mudança de mentalidade (mindset), em que as tecnologias digitais passam a ser parte do centro do negócio, pois, as novas oportunidades são digitais.

A transformação digital não é um processo simples, ela possui riscos e altamente disruptiva. No entanto, as empresas que não seguem este caminho correm o risco de se tornar obsoletas, e serem cartas fora do baralho de um mercado cada vez mais competitivo. Exemplos de empresas que faliram ou que perderam relevância em poucos anos existem aos montes, como Blockbuster e Kodak. Isso demonstra que o aspecto mais importante para uma organização passar por esse momento e se transformar está nas pessoas que irão pensar, inovar e criar as soluções que permitirão a sobrevivência de uma empresa.

Pessoas qualificadas das mais diversas áreas do conhecimento são importantes, mas há um profissional que vem ganhando relevância cada vez maior neste contexto, o Engenheiro da Computação. Esse profissional que une as habilidades dos engenheiros elétricos e de mecatrônica com o mundo da Computação, tem se destacado como fundamental para transformar as organizações e criar soluções para os diversos problemas existentes do cenário atual.

O Engenheiro da Computação irá atuar na criação de hardware e sistemas robóticos, integrando-os aos mais diversos sistemas computacionais existentes, tendo conhecimentos aprofundados da área de eletrônica. Essas habilidades se relacionam a Transformação Digital, uma vez que um dos principais aspectos que devem ser tratados neste contexto é no desenvolvimento de equipamentos robóticos que permitem a automação industrial. Além disso, o Engenheiro da Computação ao compreender a área da computação, pode desenvolver produtos e equipamentos que estão aderentes ao mundo digital, integrados aos principais sistemas gestores, inteligências artificiais, Realidade Aumentada e Virtual, entre outras.

A carreira de Engenharia da Computação passa a ser agora extremamente valorizada, com o contexto da Transformação Digital, sendo uma excelente opção para o ingresso ao Ensino Superior, em um momento que várias profissões tradicionais estão sendo ameaçadas pelas mudanças tecnológicas.

O UNIVEM oferece o único curso presencial na área de Engenharia da Computação em nossa região e faz uso da excelência dos cursos de TI reconhecidos entre os melhores do Estado.