Com o crescimento da Indústria 4.0, o Tecnólogo em Design Gráfico irá adquirir competências para atuar como mediador entre inovação e mercado, através de manifestações visuais (como marca e linguagem visual por exemplo) e experiências que procuram mergulhar o usuário no universo do produto ou serviço a ser ofertado.

Será um facilitador de processos, promotor de desenvolvimento social, capaz de trabalhar e incentivar a inovação contínua e a promoção do desenvolvimento socioambiental do planeta.

Na Organização 4.0, o Design Gráfico deixa de ser responsável apenas pelo apelo estético-visual do produto, e passa a atuar na concepção de serviços, gerindo projetos de forma visual e tangível nas oportunidades antes vistas apenas como superficiais, e que agora, são ponto chave para a tomada de decisão de compra, onde ter uma boa experiência é melhor do que apenas comprar por comprar. O Marketing Digital irá contribuir nesse processo.

Será responsável por construir uma relação com o cliente, valorizando a identidade visual, estética e boa expressão de conteúdos, utilizando criações específicas para web, como landing pages, anúncios e e-mail. Terá uma nova abordagem, falando das dores do cliente ou usuário, possíveis soluções e no final, a oferta.

No seu perfil de formação, o Tecnólogo em Design Gráfico deverá dar atenção à linguagem (estética e escrita) para que a “mensagem” seja entregue corretamente, sendo coerente e empática com o que o cliente quer e entende, tendo assim um significado. Na sociedade 4.0, a relação do cliente com suas representações está conectada ao grau de certeza, afetividade, valores e crenças. A clareza e apelo da comunicação transformam o valor da imagem em satisfação ao imaginar a aquisição do produto ou serviço.

O Tecnólogo em Design Gráfico irá adquirir competências de gestão para contribuir na construção de uma equipe que entenda a importância de um produto e serviço bem feito, além de útil.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do UNIVEM deverá ter desenvolvido ao longo do curso as seguintes competências e habilidades:

 

  • Desenvolver projetos aplicando conhecimentos de ferramentas computacionais;
  • Diagnosticar, conceituar, gerar alternativas, implementar e avaliar resultados de projetos;
  • Desenvolver projetos e selecionar tecnologias seguindo os princípios de sustentabilidade (social, econômica e ambiental);
  • Especificar parâmetros de processos de produção e seus distintos componentes;
  • Aplicar, entre as diversas metodologias projetuais, a mais adequada para diferentes situações e contextos;
  • Promover conexões entre conhecimentos históricos, estéticos e culturais, valorizando as especificidades locais;
  • Sintetizar e configurar em projetos as informações obtidas em análise sistêmica e nas atuações com outras áreas do conhecimento;
  • Contemplar, na ação projetual, os aspectos sensoriais e perceptivos respeitando os princípios de acessibilidade e usabilidade;
  • Analisar criticamente projetos e produtos com base nos princípios do Design; e
  • Propor soluções de gestão e avaliar a viabilidade técnica, funcional e econômica de projetos;
  • Promover a economia criativa baseada no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.
  • Promover a construção de relação com o cliente e com a equipe, pelo conhecimento e aplicação de habilidades de gestão e liderança; e
  • Ser agente de transformação digital nas empresas e na sociedade.