Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

 

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é responsável pelas atividades de prática processual jurídica e do estágio curricular supervisionado e profissional relacionadas às disciplinas de Estágio e Prática Processual que contemplam o eixo de formação prática e integralizam a carga horária de 320 horas.

Tais atividades buscam promover a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais eixos de formação do aluno e consistem na participação do aluno em atividades de estágio profissional e estágio curricular supervisionado.

O NPJ tem sua estrutura formada pelo escritório de assistência judiciária, pelo núcleo de prática profissional e estágio, bem como pelas suas próprias instalações de coordenação, secretaria, cartório modelo, laboratório de aplicação prática, bem como os docentes vinculados às atividades de Estágio e Prática Processual.

Por meio do cartório modelo, os alunos realizam atividades práticas simuladas, tais como, a participação em processos simulados, em júri simulados, em laboratórios e oficinas. A realização de tais atividades favorecendo contato do aluno com os integrantes do processo e com os atos e procedimentos processuais realizados na esfera profissional das diversas carreiras jurídicas dos profissionais do Direito.

Ainda, como componente curricular, o Núcleo de Prática Jurídica prevê a participação do aluno em audiências reais e em práticas simuladas voltadas à mediação, conciliação e arbitragem com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos acerca das formas de resolução dos conflitos e favorecer a compreensão acerca das disposições sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, constantes da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça.

As atividades buscam colocar o aluno em contato prático com as técnicas e ferramentas previstas como meios alternativos de solução de conflitos, contribuindo para que construam e exerçam habilidades mediadoras e conciliadoras.

O NPJ promove, também, a participação dos alunos em visitas orientadas para que percorram as instalações dos órgãos públicos, assistam julgamentos e tomem conhecimento da estrutura e das atividades judicantes dos órgãos jurisdicionais, bem como a participação em oficinas e laboratórios práticos voltados a desenvolver dinâmicas e práticas simuladas entre os alunos para a construção de técnicas e habilidades que envolvam o exercício das atividades profissionais nas diversas carreiras jurídicas, tais como, advogados, técnicos e analistas de tribunais, magistrados, delegados, defensores públicos, entre outras.