Laboratórios de Informática

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção possui a sua disposição os laboratórios de informática já citados anteriormente e compartilhados com os curso de computação da instituição. Estes são voltados para o processo de ensino, iniciação científica, confecção de trabalhos, tanto em desenho técnico, para programações de simulações, de planejamento e controle da produção e administração empresarial.

 

Consulte aqui a relação dos Laboratórios de Informática à disposiçãos do Curso de Engenharia de Produção.

 

Laboratórios Especializados do Curso

 

Laboratório de Física

Instalado numa Sala com de área 100 m2 com capacidade para 40 alunos é onstituído por aparelhos, instrumentos e dispositivos que permitem montar experimentos que demonstram os princípios e conceitos da física nas áreas de mecânica, dinâmica, termodinâmica, e eletromagnetismo. Completam e ilustram as aulas teóricas, permitindo aulas práticas em sistema de medidas, força, trabalho e energia, movimento linear e angular, transferência de calor, dilatação linear de sólidos, calorimetria, cargas elétricas, campos eletromagnéticos, componentes elétricos, associações de resistores, capacitores, circuitos elétricos e experimentos em ótica.

 

Laboratório de Química

O laboratório de química com área de 156m2, foi projetado dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Regional de Química e possui capacidade para 60 alunos. Os ensaios químicos são ministrados aos alunos do curso e são executados e supervisionados por professor credenciado no CRQ. (estrutura oferecida) Laboratório de Metrologia e Controle de Qualidade: é o espaço de investigação e análise metrológica, utilizado notadamente para as disciplinas e pesquisas do curso de Engenharia de Produção do UNIVEM. É fundamental na capacitação dos discentes do curso de Engenharia de Produção, uma vez que abrange conhecimentos, técnicas e ferramentas que complementam a sua formação. Com uma área total de aproximadamente 148 m2, oferece espaço adequado para turmas de até 60 alunos.

 

Laboratório de Simulação em Engenharia de Produção (LASEMPRO)

Instalado em um espaço físico de 119,24m2. Neste Laboratório há 27 microcomputadores da marca Lenovo Dualcore 3.0 Ghz, 4 Gb RAM – Disco Rígido 160 Gb. Há ainda o computador de uso do docente ou monitor da marca IBM Pentium IV - 2.8 Ghz - 4 Gb RAM – Disco Rígido 80 Gb e um projetor Multimídia Infocus. Neste espaço há bancadas, mesas e cadeiras e é climatizado com ar condicionado.O Laboratório de Simulação em Engenharia de Produção, possui um conjunto de softwares de simulação que englobam: software de Gestão em Performance; Logística; Manufatura entre outros. O Módulo de Manufatura é dividido em três, sendo composto por Engenharia de Produto, Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Chão de Fábrica – Acompanhamento de Processos. O LASEMPRO possui softwares da Empresa Dataplace, por meio de parceria firmada entre esta e o UNIVEM.

 

Laboratório de CAD

Instalado num espaço físico de 108,80 m2, possui 41 máquinas, sendo 1 para uso do docente. Tais computadores são da marca Lenovo i5, 8 Gb RAM – Disco rígido 500 Gb. Possui ainda projetor multimídia Sony. Neste espaço há bancadas, mesas e cadeiras e é climatizado com ar condicionado. Neste laboratório, está instalado o software AutoCad e Inventor Professional atualizados. A empresa fornecedora é a Autodesk. Os alunos da instituição podem baixar e instalar qualquer software da fornecedora por meio da licença educacional (Portal de Estudantes da Autodesk).