Aula Magna do UNIVEM traz palestra com o coordenador do “Projeto Victor” do STF 

Inserido na era digital, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, por meio do Curso de Bacharelado em Direito e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Direito), realiza no dia 6 de março, às 19h30min, Auditório da Instituição, Aula Magna com a presença do Coordenador Acadêmico do “Projeto Victor”, Prof. Dr. Fabiano Hartmann. Fruto da parceria do Supremo Tribunal Federal com a Universidade de Brasília, o “Projeto Victor”, iniciado em 2017, prevê a criação de modelos de machine learning para análise dos recursos recebidos pelo STF quanto aos temas de repercussão geral.

Durante a aula, o palestrante irá discorrer sobre as oportunidades e os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no Direito, como as ferramentas tecnológico-algorítmicas podem contribuir para diminuição da elevada taxa de congestionamento do Poder Judiciário brasileiro e os desafios em termos de Teoria do Direito, Filosofia, Ética e Acesso à Justiça.

Iniciado em 2017, o “Projeto Victor” surge para dar maior celeridade ao andamento dos processos. Atualmente, a ferramenta executa quatro atividades: conversão de imagens em textos no processo digital, separação do começo e do fim de um documento em todo o acervo do Tribunal, separação e classificação das peças processuais mais utilizadas nas atividades do STF e a identificação dos temas de repercussão geral de maior incidência.