UNIVEM DIGITAL WEBINAR – MESTRADO EM DIREITO

 

EDUCAÇÃO JURÍDICA NO SÉCULO XXI

Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues

HORÁRIO – 11:00 às 12:00

 

CALENDÁRIO

 

27/4 - Coronavírus, aulas remotas e calendário escolar
4/5 - As novas DCNs e o PPC: é preciso repensar o modelo de projeto pedagógico
11/5 - As novas DCNs e as competências: é preciso repensar as metodologias de ensinagem
18/5 - As novas DCNs e a organização de conteúdos: é preciso repensar a matriz curricular
25/5 - Atividades Complementares e de Extensão nas DCNs e nas DEESB: limites e possibilidades
1/6 - Trabalho de Curso nas novas DCNs: alternativas envolvendo pesquisa e extensão
8/6 - Prática Jurídica nas novas DCNs I: a prática jurídica transversal 
15/6 - Prática Jurídica nas novas DCNs II: o Núcleo de Práticas Jurídicas 

 

 

 

O Século XXI nos impõe uma profunda revisão da Educação Jurídica, capaz de propiciar uma formação profissional inovadora, voltada para os novos problemas e realidades decorrentes da transformação digital. Nessa série de lives serão analisados os principais aspectos e inovações trazidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Cursos de Direito – definidas na Resolução CNE/CES nº 5/2018 – e pela Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira – Resolução CNE/CES nº 5/2018 –, em diálogo com as necessidades inerentes à Era Digital. Incluirá, ainda, orientações e sugestões para a elaboração e revisão dos projetos pedagógicos e currículos plenos dos Cursos de Direito. Será uma atividade direcionada, em especial, aos professores que ocupam as coordenações e compõem os núcleos docentes estruturantes, mas também indicada para todos os docentes, discentes e profissionais da área jurídica.

 

 

Aula Magna do UNIVEM traz palestra com o coordenador do “Projeto Victor” do STF 

Inserido na era digital, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, por meio do Curso de Bacharelado em Direito e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Direito), realiza no dia 6 de março, às 19h30min, Auditório da Instituição, Aula Magna com a presença do Coordenador Acadêmico do “Projeto Victor”, Prof. Dr. Fabiano Hartmann. Fruto da parceria do Supremo Tribunal Federal com a Universidade de Brasília, o “Projeto Victor”, iniciado em 2017, prevê a criação de modelos de machine learning para análise dos recursos recebidos pelo STF quanto aos temas de repercussão geral.

Durante a aula, o palestrante irá discorrer sobre as oportunidades e os impactos do uso da Inteligência Artificial (IA) no Direito, como as ferramentas tecnológico-algorítmicas podem contribuir para diminuição da elevada taxa de congestionamento do Poder Judiciário brasileiro e os desafios em termos de Teoria do Direito, Filosofia, Ética e Acesso à Justiça.

Iniciado em 2017, o “Projeto Victor” surge para dar maior celeridade ao andamento dos processos. Atualmente, a ferramenta executa quatro atividades: conversão de imagens em textos no processo digital, separação do começo e do fim de um documento em todo o acervo do Tribunal, separação e classificação das peças processuais mais utilizadas nas atividades do STF e a identificação dos temas de repercussão geral de maior incidência.